Solução de problemas
Se você tiver problemas para conectar seu dispositivo ao servidor, siga as etapas abaixo.
Verifique os logs do servidor de rastreamento:
- No Linux e Mac, deveria estar em
/opt/traccar/logs
- No Windows, geralmente é
C:\Program Files\Traccar\logs"
Se o servidor receber qualquer dado do dispositivo (mesmo se a porta estiver errada), você poderá ver mensagens HEX no log. Se houver mensagens HEX no log, vá para o ponto 2 . Se não houver mensagens HEX no log, vá para o ponto 4 .
Se houver mensagens HEX nos logs, você deve verificar as seguintes coisas:
- Se as mensagens HEX forem seguidas pelo
Unknown device
aviso, isso significa que você não registrou o dispositivo no servidor. Para corrigir esse problema, adicione o dispositivo com identificação exclusiva que você vê no log no console da Web. - Se as mensagens HEX forem seguidas por
INFO
registro com coordenadas, isso significa que os dados são decodificados corretamente. Possivelmente, você precisa esperar um pouco para que o dispositivo apareça no console da web. - Em qualquer outro caso, vá para o ponto 3 .
Existem duas possibilidades principais:
- Seu dispositivo não envia localização GPS. Uma das razões pode ser que ele não possui uma correção de GPS. Observe que o GPS não funciona em ambientes fechados e pode levar até 15 ou mais minutos para que o dispositivo obtenha uma primeira correção. Seja paciente.
- Você está usando a porta errada. Prossiga para o ponto 5 .
Se você não vê a mensagem HEX no log, isso significa que o servidor não recebe nenhum dado do seu dispositivo. Razões possíveis:
- O servidor não é visível da Internet. Use a ferramenta de verificação de porta para verificar. Prossiga para o ponto 6 se a porta estiver fechada.
- O dispositivo está configurado incorretamente ou há algum problema com o dispositivo. Contacte o fornecedor do dispositivo para obter mais informações.
- Você está usando a porta errada. Prossiga para o ponto 5 .
Leia as seguintes informações:
- Se você estiver usando o aplicativo Cliente, a porta é sempre 5055.
- Se você estiver usando dispositivo chinês, você deve ler sobre clones chineses .
- Para todos os outros dispositivos, leia o guia de identificação do protocolo .
- Se não conseguiu identificar a porta do seu dispositivo, entre em contato com o suporte . Você deve fornecer documentação de protocolo de fornecimento e / ou amostras de mensagens HEX. O link para uma listagem da loja ou o manual do usuário para um dispositivo não é suficiente.
Em primeiro lugar, você deve verificar se o processo do Traccar está sendo executado e está ouvindo as portas localmente. No Linux e no Mac você pode usar netstat
e usar ps
ferramentas de linha de comando. No Windows, você pode usar o Process Explorer .
Se o processo está sendo executado e ouvindo as portas, mas a ferramenta de verificação de porta ainda mostra que as portas são inacessíveis, então deve haver algum problema de rede. É impossível abordar todos os possíveis problemas de rede, mas aqui está uma lista de problemas mais comuns que você pode querer verificar:
- O roteador não está configurado para encaminhar portas externas para o servidor.
- O firewall em seu servidor ou roteador está bloqueando conexões.
- Você não tem um endereço IP público. Entre em contato com o seu ISP ou departamento de TI para confirmar.